segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lendas dos Deuses do Olimpo

Dias depois de eu ter postado o tema sobre Mitos, algumas pessoas , entre elas o meu marido, reclamaram :" Ah, mas voce não falou muito sobre os deuses gregos, que pena!"
Pois é, tive que concordar que as queixas faziam sentido, afinal, a vida no Olimpo é tão digna de ser narrada quanto uma boa ficção, cheia de amores, desafetos, intrigas, cenas de ciume, compaixões ou revanches, e embora os deuses protagonizem cenas surreais, todas as emoções que expressam fazem parte do repertório humano.
Então, relato aqui algumas estorias ou lendas, dentro da sequência geralmente passada através dos tempos. A postagem é muito extensa, mas abrange lendas muito importantes da mitologia.



No início era o Caos, onde tudo existia, mas sem uma ordem.






Em determinado momento, houve a ordem e com isso surgiu Gaia ( a Terra). Gaia fez surgir do Caos, Urano ( o Ceu) e com ele gerou muitos filhos :
_ os Titãs - Oceano, Hiperíon, Crio, Coio, Jápeto e Cronos
_as Titânides - Téia, Tétis, Têmis, Rea, Febe e Mnimosine
_os Ciclopes - Arges, Brontés e Esteropés, divindades dos relâmpagos, dos trovões e dos raios
_os Hecatônquiros- gigantes violentos de ce
m braços

Ora, Urano detestou sua última criação e os mantinha presos no Tártaro (sabe-se lá onde é esse lugar...), o que os levou a odiar o pai.
Gaia, por sua vez, ficou magoada por não poder conviver com a rejeitada prole e incitou os filhos a se vingarem do pai. Cronos foi incumbido de cortar os testículos de Urano, e com isso libertou seus irmãos.
Mas o sangue saído do ferimento fecundou Gaia, e deu origem às Furias , aos Gigantes e às Ninfas.

Os testículos de Urano cairam no mar e formaram uma espécie de espuma fecundadora, originando Afrodite, que sai de uma concha e é levada ao Olimpo, tornando-se a deusa mais admirada por sua beleza, e sendo cultuada como a deusa do amor.
Cronos se senta, então, no trono dos deuses, se apaixona por Reia e tem filhos com ela. Mas devora todos os filhos que nascem, por medo que algum deles o traia, como fez com seu pai.
Reia, novamente grávida de Zeus, procura orientação para salvar pelo menos um filho, e quando este nasce, o entrega às Ninfas e no lugar, entrega a Cronos uma pedra envolvida em fraldas e mantos. Cronos engole a pedra e acredita devorar mais um filho.
Zeus cresce protegido , longe do pai, e na idade adulta decide conquistar o poder . Entrega `a sua mãe Reia uma droga e pede que ela faça seu pai tomar. Ao beber a droga, Cronos vomita todos os filhos devorados, devolvendo-lhes a vida. Zeus, assim, se une aos irmãos numa violenta batalha contra Cronos, que é vencido e expulso do ceu.
Zeus e os irmãos dividem o poder e a partir desse momento Hades passa a ter domínio sobre o inferno e o subterraneo, Poseidon passa a reinar o oceano, as correntes dos rios e os fenômenos da natureza ( maremotos, terremotos,etc) e Zeus passa a ter dominio sobre o ceu e a terra, a ser rei dos deuses e a dirigir todo o universo, mantendo a lei e a ordem e ditando o destino dos mortais.

Filhas de Cronos e Reia, que ficavam também no Olimpo, eram Deméter,deusa da colheita e responsável pelas estações do ano e Hestia, deusa do fogo e do lar.
Deméter teve uma filha, Perséfone, que foi raptada pelo tio Hades e levada ao mundo subterrâneo, casando-se com ele. Deméter, em seu desespero, parou de cultivar a terra e todas as plantações morreram. Depois da mediação de Zeus, acertou-se que Perséfone ficaria uma parte do ano com a mãe- quando a primavera, então, floresceria as plantas e o verão traria seus frutos, e outra parte do ano voltaria a morar com Hades, quando a tristeza e a saudade de Deméter dariam ao outono o tom das últimas colheitas e ao inverno, meses de terra infértil.


A primeira esposa de Zeus foi Metis, que acabou sendo engolida por ele quando estava grávida de Atena- o que não impediu o surgimento dessa deusa, que saiu da cabeça do pai já completamente desenvolvida. Atena é deusa da guerra justa, da sabedoria, das artes, da estratégia e dos ofícios.
A segunda esposa de Zeus foi Hera, uma das mais importantes deusas, protetora das mulheres, dos casamentos e dos nascimentos, e com Zeus formava o casal poderoso do Olimpo. Tiveram os filhos Hebe ( deusa da juventude) , Ilítia ( protetora dos partos), Ares (deus da guerra) e Hefesto ( deus do fogo e dos metais), que era feio e manco.




Mas Zeus envolveu-se em numerosos romances extra conjugais, tanto com deusas quanto com mulheres mortais, gerando filhos em todos eles. Hera vivia em guerra com as amantes do marido e investia sua ira nos filhos gerados com elas. E Zeus, burlando a vigilância de Hera, se transformava em diferentes animais para continuar a conquistar as amantes e se enconder de Hera.
Relato rapidamente alguns dos casos amorosos de Zeus, pois além de interessantes, deles nasceram deuses e semi deuses.

Do romance entre Zeus e a ninfa Leto, nasceram os gêmeos Apolo e Ártemis. Hera, sabendo da traição do marido, deixou Leto em maus momentos, tantas foram as perseguições feitas para dificultarem o parto dos gêmeos.



Apolo é o deus da luz do Sol, da música, da poesia e da profecia, e ainda o protetor das musas.Para ele foi dedicado o templo de Delfos.



Ártemis é a deusa da castidade, dos animais selvagens, da luz da Lua e da caça.


Zeus seduziu a princesa Sêmele disfarçando-se num belo rapaz e teve com ela Dionisio, deus do vinho, das festas e do prazer. Sêmele morreu carbonizada com as faiscas de Zeus, quando ele voltou à forma de deus, atendendo o pedido da amada ( ideia plantada por Hera, claro...)

Maia, uma tímida ninfa da Arcádia, a mais velha das sete filhas de Atlas e Pleiones, despertou a atenção de Zeus e com ele tinha encontros secretos, gerando o deus Hermes.

Hermes era mensageiro dos deuses,e também, mediador das alianças entre os deuses e os povos, assim como mediava as declarações de guerra. Ocupava-se das querelas e dos amores dos deuses, acompanhava Hera por toda parte, tentando impedir ou amenizar seus planos de vingança, e vivia fazendo favores para Zeus. Conduzia ao Inferno as almas dos mortos com o seu caduceu; algumas vezes reconduzia-as à terra. Ninguém morria antes que ele tivesse inteiramente rompido os laços que unem a alma ao corpo.
As primeiras descrições literárias sobre Hermes datam do período arcaico da Grécia, e o mostram nascendo na Arcádia. Já no primeiro dia de vida realizou várias proezas e exibiu vários poderes: furtou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandálias mágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado pelo furto das vacas, foi investido de poderes adicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por sua vez concedeu a Apolo a arte de uma nova música, sendo admitido no Olimpo como um dos grandes deuses.
A beleza da sacerdotisa Io despertou a paixão de Zeus.Para cortejá-la, cobriu o mundo com um manto de nuvens escuras, escondendo seus atos da visão de Hera. A estratégia falhou e a deusa, desconfiada, desceu do monte Olimpo para averiguar o que estava acontecendo. Numa vã tentativa de iludir sua esposa ciumenta, o deus transformou sua amante em uma belíssima novilha branca. Intrigada pelo interesse do marido no animal e maravilhada com a beleza do mesmo, Hera exigiu a novilha para si e a pôs sob a guarda do gigante Argos Panoptes.Zeus enviou Hermes para libertar Io, que apesar de livre continuou sob perseguição de Hera. Depois de muito tempo perambular pelo mundo sob forma de vaca, lhe foi restaurada a forma humana, num acordo entre Zeus e Hera. Io, então teve um filho com o sedutor deus, e a criança se chamou Épafo.Quando o ocorrido chegou aos ouvidos de Hera, esta mandou rapta-lo, mas o menino foi logo recuperado pela mãe, que o criou em paz.Para conquistar a princesa Europa, Zeus se transformou em um lindo touro branco e quando a bela montou em seu dorso, ele correu para o mar e a levou consigo para a ilha de Creta. Lá ele voltou a forma normal e se uniu à princesa. Da união nasceram Sarpidon, Radamantes e Mino.

O modo que Zeus encontrou de seduzir Danae, princesa de Argos, foi se transformar em chuva de ouro e, dela nasceu Perseu.

Já Alcmena era casada com o rei de Tebas, que estava ausente numa guerra quando Zeus, atraído por sua beleza, decidiu seduzi-la. Para isso, tomou as feições do marido de Alcmena e se apresentou, dizendo já ter cumprido com êxito a sua missão na batalha e contando os feitos heroicos à saudosa esposa. Dessa forma se deitou com a rainha e assim geraram Hércules.
Quando Hera ficou sabendo da traição de Zeus com Alcmena, tentou primeiro matar Hércules, quando ainda era bebê, enviando uma serpente em seu berço. O menino estrangulou a serpente com sua própria força.Hera, então, esperou a idade adulta do menino e numa grande intriga provocou em Hércules um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. Essas tarefas são chamadas de “Os doze trabalhos de Hércules”.
São eles:


- Matar o leão de Neméia – Hércules o estrangulou.

- Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo – o monstro era a hidra de Lerna, que Hércules matou.

- Capturar a corça de Gerínia – Hércules a capturou viva, sendo que ela tinha chifres de ouro e pés de bronze.

- Acabar com um javali selvagem gigantesco – Hércules capturou vivo o javali de Erimanto.

- Limpar em um só dia o curral do rei Augeasos – Hércules limpou o estábulo que já não havia sido limpo nos últimos trinta anos, e no qual havia três mil bois.

- Acabar com as aves do lago Estinfale – Hércules matou as aves antropófagas dos pântanos com flechas envenenadas.

- Capturar um touro louco na ilha de Creta – Hércules capturou o touro vivo, apesar do mesmo lançar chamas pelas narinas.

- Eliminar as éguas do rei Trácia – Hércules capturou as éguas antropófagas de Diomedes, domando-as.

- Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita – Hércules conseguiu, após longas batalhas, obter o cinturão de Hipólita, rainha das guerreiras amazonas.

- Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha de Eritéia – Hércules capturou o rebanho de bois vermelhos, após ter matado Gerião, que tinha três corpos.

- Roubar as maçãs douradas das ninfas no jardim das Espérides – Hércules recuperou as três maçãs de ouro do jardim, por intermédio de Atlas.

- Capturar o cão de três cabeças Cérbero, guardião dos portões do inferno – Hércules capturou o cão, que além das três cabeças, tinha cauda de dragão e pescoço de serpente.

Ao realizar as doze tarefas, além de se redimir pela morte de sua esposa e de seus filhos, Hércules conquistou a imortalidade


Zeus, apesar de toda a sua experiência com o universo feminino, não escapou da saia justa que Atena, Ártemis e Hestia criaram ao pedir que Zeus prejudicasse Afrodite com alguma coisa, ja que estavam enciumadas com tantos encantos da deusa do amor e da beleza. Propuseram que Afrodite se casasse com o deus mais feio do Olimpo, Hefesto , irmão de Ares ( por quem Afrodite era apaixonada). Zeus não teve como recusar o pedido e Afrodite casou-se com Hefesto contra sua vontade, mas manteve o romance com Ares, mesmo casada.
Do romance entre Ares e Afrodite nasceram, entre outros deuses, Harmonia e Eros.
Eros , deus do amor, conhecido como Cupido, lançava suas setas em deuses e mortais, fazendo com que se apaixonassem. Um dia, acidentalmente, espetou-se numa de suas flechas e se apaixonou por Psique ( Alma), uma bela mortal, tão bela que provocou ciumes em Afrodite, pois os homens deixavam de venerar a deusa para admirar essa linda mortal. O problema é que a seta seria para que Psique se apaixonasse por um monstro, a pedido da furiosa Afrodite, mas o reultado saiu bem diferente do esperado e Eros decidiu, por bem, esconder o romance de sua mãe, tomando secretamente Psique como esposa.
Para isso, nunca se revelava a Psique, e permanecia com a esposa apenas usando um capuz, para que ela não o visse. A bela jovem sentia na carne e na alma o grande amor e carinho do marido, mas sem nunca ver seu rosto. Um dia, cheia de curiosidade, resolveu tirar o capuz do amado, enquanto este dormia, e ficou impressionada com a sua beleza. Sem querer, derramou um pouco de azeite quente sobre seu ombro e o acordou. Este ficou desesperado e fugiu, dizendo que fora traido e que o amor não poderia sobreviver sem a confiança. Psique fica, então, sozinha e desesperada com seu erro, e assim decide reconquistar o amado. Implora à Afrodite ( a sogra) que a ajude na reconquista e a deusa finge que lhe concede o pedido, impondo-lhe trabalhos dificílimos de executar, esperando assim, que Psique não seja bem sucedida. A bela mortal, porém, executa todas as tarefas com perfeição, não restando a Afrodite senão concordar com o romance.Entre muitas desventuras e desencontros, finalmente Psique e Eros voltam a ficar juntos e a bela é transformada em imortal. Mais tarde os dois tem uma filha, que dão o nome de Prazer.

O Olimpo está cheio de estorias interessantes, e caberia aqui várias postagens para se contar sobre cada deus ou deusa. Porém, mais interessante é descobrir que cada estoria (ou lenda) tenta explicar os fenômenos e os sentimentos humanos, através de simbolismos e alegorias e, com isso, traçar paralelos com a vivência humana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...